O Portfólio do fundo tem pouco mais de 1 milhão de m² divididos em 18 condomínios, ocupados por 72 locatários. Com a nova locação, apenas duas propriedades têm alguma vacância.
A nova locação, além de impulsionar os dividendos mensais, pode contribuir para valorização da cota via expectativa futura de maior distribuição, além de confirmar a estratégia assertiva de gestão do fundo. Com isso, o XP Log FII se posiciona como um dos fundos mais eficientes do setor em termos de ocupação, o que pode atrair ainda mais cotistas em busca de consistência na distribuição.
Mas o impacto vai além da vacância reduzida. De forma prática, essa nova operação representa:
• Reposicionamento: A redução expressiva da vacância em 3 pontos percentuais aumenta a previsibilidade e fluxo de caixa
• Valorização: As obras de adequação ao novo ocupante agregam valor ao imóvel que ao deixar de estar vago, passa a contribuir diretamente no NOI (Lucro operacional líquido)
Uma locação importante por um prazo significativo reduz a pressão sobre dividendos, retenção de lucro e eventuais necessidades de amortizações. Além disso, uma ocupação de longo prazo, com inquilino de bom risco de crédito, tende a ser precificada com cap rates mais baixos, valorizando o patrimônio do fundo.
Em uma análise mais profunda, a nova locação registrada no XP Log FII carrega consigo um impacto muito além do observado nas cotas e patrimônio do fundo
A Cidade de Americana tem uma população estimada em 250 mil habitantes, com alto IDH e PIB de R$ 14 bilhões. É um importante e consolidado polo têxtil e químico, que passa a contar também com o olhar de empresas de logística e distribuição atentas ao potencial das cidades do noroeste paulista.
Quando uma nova empresa ocupa um CD de grande porte, em uma cidade como as características de Americana, o impacto se dá em múltiplos níveis:
• Econômico-social: Geração direta de empregos – Estima-se 1 novo funcionário para cada 150 m² a 250 m² em operações logísticas, algo entre 120 e 200 empregos diretos no imóvel. Como efeito indireto, movimentam-se novas transportadoras, serviços de apoio e fornecedores locais. Há também incremento na arrecadação do município em impostos, que devem ser revertidos em benefícios à população
• Infraestrutura: Melhorias viárias motivadas por uma nova operação e incremento da conectividade local são efeitos diretos de uma nova locação como essa, além de expansão de serviços urbanos de apoio no entorno.
• Posicionamento regional: A escolha de uma empresa por uma nova unidade em Americana fortalece a região como alternativa logística além do raio de 90Km da capital além de atrair o olhar de investidores que podem investir em ativos com preços mais convidativos, com bom acesso rodoviário e mão de obra qualificada a disposição.
A locação do novo CD em Americana é um exemplo real de como a presença de um novo ocupante pode transformar um ativo ao mesmo tempo que impacta um fundo imobiliário e uma cidade. Gera valor a cotistas na mesma proporção que movimenta a população em busca de novas oportunidades. Potencializa o imóvel como gerador de renda ao mesmo tempo em que movimenta a economia local.
Essa múltipla criação de valor (imobiliária + econômica + social) é um dos papeis da logística moderna e a Marmara está preparada a atender clientes que buscam localização estratégica, otimização de custos e real impacto no mercado. É exatamente nesse cruzamento entre eficiência imobiliária e impacto econômico-social que a MARMARA re atua: conectando empresas às melhores localizações, viabilizando operações estratégicas e fomentando crescimento regional.
