Nas últimas semanas, observamos a instalação dos totens Free Flow na Rodovia Presidente Dutra, logo após a Marginal, antes de chegar em Guarulhos — o segundo maior polo de galpões logísticos do país. Esse trecho, que nunca foi pedagiado, passará por mudanças significativas, e todos precisarão se adaptar ou, pelo menos, fazer uma escolha.
O novo sistema oferecerá uma opção interessante: um trajeto pela via expressa, que permitirá maior velocidade para cruzar o trecho urbano de Guarulhos. Porém, essa agilidade terá um custo, já que a via será pedagiada. Caso prefira evitar a tarifa, a alternativa será seguir pela via local, sem cobrança, mas provavelmente enfrentando mais trânsito e um tempo maior até o destino.
Além disso, a cobrança será dinâmica, com tarifas mais altas nos períodos de maior movimento na via local. Nesses dias de maior congestionamento, saber claramente os diferenciais de sua operação e os objetivos do seu negócio será fundamental. Isso ajudará na decisão de priorizar a velocidade ou o custo, de acordo com o momento e as necessidades da sua logística.